Aos amigos que vez ou outra acessam o blog:

As notícias, mensagens, fotos e vídeos vinculadas no blog, são exclusivamente para entretenimento, relacionamento, cultura, informação e no mínimo fazer mais amigos , reavivar histórias e melhorar e reativar nossos contatos e convívio.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprovada pela ANVISA a vacina Prevenar 13



Saúde
Anvisa aprova vacina Prevenar 13
A vacina oferece a mais ampla proteção contra doenças pneumocócicas, inclusive contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar Prevenar 13, vacina pneumocócica conjugada 13-valente, que oferece a mais ampla cobertura na imunização de crianças contra doenças pneumocócicas. Produzida pela Pfizer, Prevenar 13 é indicada a lactentes e crianças entre 6 semanas e 6 anos de idade (incompletos), na prevenção de doença pneumocócica invasiva, que inclui sepse e bacteremia (infecção da corrente sanguínea), meningite (inflamação da membrana que cobre o cérebro e a medula espinhal), pneumonia bacterêmica e empiema (acúmulo de pus na cavidade em torno dos pulmões), bem como para doença pneumocócica não invasiva, como pneumonia e otite média aguda.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas são as principais causas de morte em crianças menores de 5 anos (a cada hora, 2 crianças morrem) entre os males que podem ser prevenidos com a vacinação.

Prevenar 13 foi desenvolvida a partir dos mesmos fundamentos científicos de Prevenar 7, a primeira vacina pneumocócica conjugada lançada em 2000. A vacina Prevenar 13 contém os sete sorotipos de Prevenar (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e mais outros seis (1, 3, 5, 6A, 7F e 19A) que estão entre os que mais atingem as crianças em todo o mundo, incluindo o Brasil.

“A chegada da Prevenar 13 tem sido bastante aguardada no Brasil pela comunidade médica”, afirma João Fittipaldi, diretor Médico da Pfizer. “Isto porque a Prevenar 13 é primeira vacina disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19A, além de ser a única a abranger 100% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana”, explica.

Prevenar 13 deve ser administrada em quatro doses, aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Crianças que receberam uma ou mais doses de Prevenar 7 podem completar o processo de imunização com Prevenar 13. Crianças entre 15 meses e 6 anos de idade (incompletos), que já foram imunizadas com as quatro doses de Prevenar 7, também podem receber uma dose adicional de Prevenar 13 para obter resposta imune aos seis sorotipos adicionais.

A transição de Prevenar 7 para Prevenar 13 em bebês e crianças pode ser feita a qualquer momento do calendário de doses e concluir a série de vacinação de acordo com as recomendações médicas.

Sobre a doença

A doença pneumocócica é complexa e conjuga um grupo de enfermidades causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (S.pneumoniae), também conhecida como pneumococo. Há mais de 90 sorotipos (cepas) conhecidos de S.pneumoniae, porém apenas um pequeno subgrupo causa a maioria das doenças pneumocócicas em todo o mundo. O pneumococo pode se colonizar no trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive doença pneumocócica invasiva (DPI), na qual as bactérias entram na corrente sanguínea ou em outros locais estéreis. Entre as DPIs incluem-se bacteremia/septicemia (infecções bacterianas do sangue) e meningite (inflamação da membrana que reveste a medula espinhal ou o cérebro).

A bactéria S. pneumoniae também pode se propagar pelo nariz e garganta até o trato respiratório inferior e ouvido, o que pode resultar em doenças pneumocócicas não invasivas, incluindo pneumonia e otite média (infecção do ouvido médio).

Esta página foi publicada em: 26/04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: